​Piauí sedia intercâmbio entre quatro países da América Latina

Durante os dias 19 a 22 de outubro, Teresina sediou o Intercâmbio de Contrapartes da Brücke Le Pont, com o tema: “Qualificação profissional e integração no mercado de trabalho”. Participam deste evento o Instituto Comradio do Brasil, Fazenda da Paz e Fundação Padre Antônio Dante Civiero-FUNACI do Brasil, além de instituições de três países da América Latina: Bolívia, Honduras e El Salvador. A Brücke Le Pont é uma ONG suíça que apoia projetos voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo melhores condições de vida através da qualificação profissional.

No primeiro momento os participantes contextualizaram a situação dos países onde cada projeto é realizado, para melhor entendimento de como cada instituição atua. No segundo momento apresentaram os objetivos, resultados, metas de cada projeto através de dinâmicas. Na sequência, trocaram experiências sobre mercado de trabalho e qualificação profissional em cada país. Durante a oportunidade o Projeto Jovens Radialistas do Semiárido, realizado pelo Instituto Comradio com apoio da Brücke Le Pont e patrocínio da Petrobras, foi apresentado às demais instituições no intercâmbio.

Para Stéphanie Roschi, Coordenadora do Programa Brasil/Bolívia da Brücke Le Pont, este é um momento importante para os programas da América Latina. “Com esse evento podemos ver a riqueza das discussões, pois os contextos de cada projeto são diferentes, mas as problemáticas são similares. Todos têm conhecimento para compartilhar e interesse para aprender. Essas são razões suficientes para organizar um evento desse porte”, afirma.

Enrique Rafael veio da Bolívia e faz parte da Fundación Educación para el Desarollo-FAUTAPO, que realiza o Projeto Emprego Digno para trabalhadores autônomos na cidade de Tarija. Para ele, foi uma surpresa perceber que os projetos, mesmo sendo de países diferentes, caminham para o mesmo objetivo. “São diferentes pontos de vista, mas todos trabalhamos com a formação técnica, capacitação, empreendedorismo, tudo o que tem a ver com a ajuda aos mais necessitados, aos setores desfavorecidos da população Latino Americana”, enfatiza.


Repórter: Ayla Esmero

Comente!