​Entenda como o rádio evoluiu do espetáculo a conversa

O livro “Rádio – do espetáculo a conversa” é um material didático produzido pelo Coordenador de projetos do Instituto Comradio, a partir da experiência do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido. Foi entregue aos alunos e ex-alunos nas cidades sede do projeto: São Raimundo Nonato, Picos e Oeiras. O livro fala sobre a história da comunicação, a linguagem no rádio, os fundamentos do som, os recursos de opinião, a produção de campanhas radiofônicas e a evolução do meio até os dias de hoje.

Antes o rádio precisava fazer espetáculo para atrair audiência da família que se reunia na sala para ouvir as radionovelas, programas musicais, esportivos ou jornalísticos. Quando o rádio passou a ser meio de comunicação íntimo, quase privado, o espetáculo foi substituído pela conversa. Com isso, houve a necessidade do radialista de se reinventar nos dias atuais.

O objetivo do material é ir além de ensinar as técnicas de comunicação, pretendendo despertar os jovens participantes para a necessidade de lutar pelos direitos. “Espero com muita sinceridade, que este livro inspire outras pessoas, em outros lugares, a utilizarem a comunicação como processo de transformação social, da mesma forma que eu fui inspirado um dia”, afirma Jessé.


Repórter: Ayla Esmero

Comente!